top of page
Buscar
  • Foto do escritorFilipe Lutalo

Estímulos à leitura, um hábito diário

Nesse artigo, falaremos como você, com práticas simples, pode estimular e aumentar a prática da leitura, atividade tão presente no nosso dia a dia e que nos traz muitos benefícios.



Conteúdo:

A importância da leitura

Leitura na primeira infância e na adolescência

Leitura na idade adulta

Dicas de como desenvolver o hábito da leitura


A importância da leitura


Muito se fala no estímulo e no desenvolvimento do hábito da leitura. Encontrar a mola motriz que para dedicar alguns minutos do nosso dia para desnudar os segredos escondidos nas linhas de um livro passa por encontrar qual é a recompensa para tamanho esforço.


Dizem que o hábito faz o monge, ditado popular que resume que a “ação que se repete com frequência e regularidade”, a prática repetida que se torna conhecimento ou experiência como o hábito de cantar, de se exercitar, de estar com a espiritualidade, de ler etc., nos torna fazedores, praticantes de algo.


Não podemos negar a importância que representa o habito da leitura. Segundo dados extraído do relatório do PISA de 2018, 50 % dos estudantes brasileiros com 15 anos de idade não atingiram o nível de aprendizado para identificar as principais ideias de um texto de tamanho moderado, interpretar o significado de partes específicas de um texto quando a informação não é destacada, refletir sobre características visuais e tipográficas simples ou mesmo argumentar sobre o que foi lido. Resumidamente, nossos estudantes possuem extrema dificuldade de ler e interpretar de forma consistente um texto.


O domínio da leitura permite-nos a ampliar nossos horizontes, aumentar nossa criatividade, melhorar nossa capacidade de escrever, fortalece a nossa memória, trabalha o comprometimento, fortalece nossa inteligência emocional, nos torna seres humanos mais conectados com o presente, o passado e o futuro.


Leitura na primeira infância e na adolescência


Segundo a fundação ABRINQ, “a leitura … quando estimulada desde a infância, os impactos positivos podem ser muito maiores. Por meio dela, as crianças desenvolvem a concentração, memória, raciocínio e compreensão, estimulam a linguagem oral e ampliam a capacidade criativa.”i


A leitura praticada por pais, juntamente, com seus filhos é um estímulo para a criação de um novo leitor. “Os pais são a primeira referência comportamental da criança, portanto é comum que copiem deles não só o falar e o andar, como também atitudes e hábitos de vida.”ii


O hábito da leitura desenvolvido na infância tende a perpetuar na adolescência e na vida adulta. Durante o período escolar, a escolha de temas conectados com a cultura juvenil pode ser um grande estímulo. Entretanto, não podemos negligenciar que para que se desenvolva novos leitores, além de estímulo é necessário acesso aos livros. Sendo assim, é importante a existência das bibliotecas públicas, comunitárias, escolares e outros aparatos que facilitam a aproximação do leitor ao livro.


Leitura na idade adulta


Na idade adulta, novos desafios podem impedir você de praticar qualquer hobbie. O trabalho extenuante, conciliado muitas vezes com o estudo, o cuidado com os filhos e com a casa são, sem dúvida, situações que consomem tempo e energia.


Somos bombardeados com mensagens de WhatsApp, Instagram e outras redes sociais de forma ininterrupta. Cada notificação no smartphone é um estímulo para nos prender em um mundo onde tudo funciona no tempo de 15 ou 60 segundos. Já se perguntou quantos vídeos no TicTok você assiste todas as vezes que recebe uma notificação?


Apesar das redes sociais trabalharem como um “ladrão do tempo”, ela pode ser uma aliada para o hábito da leitura. Muitos links levam a notícias de jornais que tem a funções de informar e entreter o leitor. São textos curtos que aproximam o usuário da leitura.


Dicas de como desenvolver o hábito da leitura

Várias dicas podem ser implementadas para que você desenvolva o hábito da leitura. Começando devagar, o exercício da leitura se torna uma rotina. Dentre as principais dicas eu destaco:


Leia contos


Contos são histórias simples e curtas. Geralmente, a narrativa desenvolve em volta de uma única situação e poucos personagens. É uma leitura rápida e desprendida. Você pode selecionar os contos de um livro que desejar ler, sem ler o livro todo. Além disso, permite você conhecer de forma rápida o estilo de diversos autores. Recomendo o livro Almoço de domingo, de minha autoria e Olhos D’água de Conceição Evaristo. Você não irá se arrepender.

Faça um cronograma


Definir um cronograma de leitura é uma ótima ideia. Que tal ler um conto por dia? Ou ainda, ler cinco páginas de um romance todas as noites antes de dormir? Muitos preferem estabelecer a métrica de um livro por mês. O importante é criar uma rotina de leitura. Comece devagar. Pouco a pouco você avançará nas suas leituras.

Leia com mais gente


Participar de rodas de conversa e clube do livro é uma oportunidade para fazer amigos e ler. A leitura não precisa ser sempre solitária. Você pode chamar aquele “date” para ler juntos um livro e conversar sobre as impressões de vocês. Casal que enriquece culturalmente juntos, tem mais o que dividir.


Aproveite todo e qualquer momento vago


No ônibus, na fila do banco, ou enquanto espera um amigo para o cinema, leia. Aproveite os minutos que possui no seu dia para avançar uma ou duas páginas no livro que está lendo. Eu sempre carrego um livro na minha bolsa. É uma forma de praticar o hábito da leitura em qualquer lugar, a qualquer momento. Explore outras formas de mídia. Livro digitais podem estar na nuvem ou no seu smartfone. Legal, né! A literatura que você escolher pode te acompanhar sempre.


Aposte no longo prazo para aprender como criar hábito de leitura


Essa é a maior das dicas. Comece aos poucos e descubra seu ritmo de leitura. Ninguém precisa começar lendo um livro por dia. Comece com 4 páginas. Com o tempo, você perceberá que seu ritmo aumentará. Cada leitura será uma nova descoberta e você se tornará um leito assíduo.


iFonte: https://www.fadc.org.br/

iiFonte: https://www.minhavida.com.br

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page